A atuação de um sistema de alta pressão (massa de ar seco) favorece um dia de tempo estável com sol predominando em todas as regiões. Períodos de muitas nuvens (nebulosidade alta – nuvens “Rabo de Galo”) ocorrem em momentos do dia, alternando com céu claro a poucas nuvens. Nevoeiros isolados no início da manhã.

Umidade relativa do ar baixa durante a tarde com picos variando entre 15 a 30% em todas as regiões. Evitar queimadas, devido às condições favoráveis para a propagação de fogo (focos de incêndio). Formação de geada bem isolada nas áreas de vale e fundos de baixadas dos Planaltos acima dos 800 a 1000 m de altitude.

Mínimas entre 6 a 10ºC do Oeste a Serra (baixadas e vales) e variando na marca dos 8 a 13ºC no Litoral e Vale do Itajaí. No Topo da Serra, mínimas entre -1 a 2ºC nas áreas de baixadas. Máximas em torno de 28 a 31ºC no Extremo Oeste, Litoral Sul e algumas áreas do Oeste e Meio Oeste, 24 a 26ºC na Serra e 25 a 27ºC no Litoral e Vale do Itajaí. Vento de nordeste a noroeste com rajadas de 15 a 30 km/h.

Oeste e Chapecó

Tempo firme com predomínio de sol e poucas variações de nuvens ao longo do dia. Intervalos curtos de maior nebulosidade. Nevoeiros isolados entre a madrugada e manhã.

AMANHÃ

Sábado (13/07): Nebulosidade variável com alternância entre céu nublado a momentos prolongados de sol em todas as regiões. Possibilidade de chuva isolada entre tarde e noite em algumas áreas que fazem divisa com o RS com destaque para as regiões do Planalto Sul e Litoral Sul, devido à influência de algumas áreas de instabilidades reforçadas pela aproximação de uma frente fria.

Mínimas entre 9 a 14ºC do Oeste a Serra e oscilando entre 11 a 15ºC no Litoral e Vale do Itajaí. No Topo da Serra, mínimas abaixo de 6ºC. Faz calor para a época do ano onde as máximas variam entre 27 a 31ºC no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Vento de nordeste a noroeste com oscilações para o quadrante sudoeste a sul com rajadas de 15 a 30 km/h.

FONTE: Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here