Chaveiro é uma profissão antiga e o profissional que trabalha na área pode ser encontrado em diversos pontos das grandes cidades, até mesmo em supermercados e shoppings. O mais comum, no entanto, é encontra-los no chamado comercio de rua.

O chaveiro faz cópias de chaves de carros, casas ou qualquer tipo de fechadura. O objetivo, claro, é chegar o mais próximo possível do original, para que não ocorram problemas.

O tempo foi passando e esses profissionais precisaram se atualizar, devido a tecnologia que também evoluiu. Hoje as fechaduras estão mais seguras e algumas são protegidas por senhas, chips e outras codificações. Isso faz com que os chaveiros não se limitem em fazer cópias, mas também busquem se qualificar e manusear novos equipamentos.

Serviços relacionados:

  • Abertura e troca de segredos;
  • Abertura de fechaduras, cadeados e cofres;
  • Serviços de cutelaria (afiação de alicates, tesouras e facas);
  • Leitura de senhas;
  • Fabricação de carimbos (todos os tipos e modelos).

O mercado de trabalho para quem exerce a função de chaveiro é amplo, além de atender os serviços básicos, esse profissional pode trabalhar em lugares como mecânicas, metalúrgicas, movelaria, entre outros, principalmente quando ele é especialista em fazer afiações de ferramentas.

Para ser um chaveiro profissional, algumas empresas já oferecem cursos profissionalizantes, o que inclui desde as técnicas de afiação de ferramentas até as tendências na confecção de chaves. Após a especialização, a pessoa já estará apta para começar a trabalhar.

ASSISTA AO VÍDEO.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here