A presença de um sistema de alta pressão (massa de ar seco – padrão de bloqueio atmosférico) dificulta o processo de formação de nuvens carregadas favorecendo um dia de tempo firme com algumas variações de nuvens na maior parte do estado catarinense. Intervalos de maior nebulosidade (nuvens altas cirrus – “Rabo de Galo”) ocorrem ao longo do período. Índices de umidade relativa do ar baixos durante a tarde, variando entre 25 a 40% com destaque para as regiões do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

Formação de nevoeiros nas áreas de vale e baixadas por conta do ar frio e úmido concentrado na baixa atmosfera no início da manhã. Temperatura amena durante a madrugada e primeiras horas da manhã com mínimas entre 12 a 15ºC no Oeste e Meio Oeste, 9 a 13ºC na Serra, sendo que no Topo do Planalto Sul a mínimas variam entre 5 a 8ºC. Na Faixa Leste, mínimas entre 13 a 16ºC. Máximas em progressiva elevação, na marca dos 25 a 28ºC do Oeste a Serra, 29 a 32ºC no Extremo Oeste e Litoral Sul.

Já entre a Grande Florianópolis ao Litoral Norte assim como Vale do Itajaí, máximas entre 27 a 29ºC. Vento de nordeste a norte com oscilações para noroeste com velocidade de 15 a 35 km/h. Condições favoráveis para atividades ao ar livre (lavouras, pomares, colheita e tratamento). Atenção nos tratamentos com relação à restrição pela umidade baixa e temperatura alta (durante a tarde). Evitar queimadas devido o risco de incêndios.

Oeste e Chapecó

Tempo firme com predomínio de sol e algumas variações de nuvens ao longo do dia. Intervalos de maior nebulosidade ocorrem em momentos do dia.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here