A presença de um sistema de alta pressão (massa de ar seco – padrão de bloqueio atmosférico) dificulta o processo de formação de nuvens carregadas favorecendo um dia de tempo firme e ensolarado (céu azul) com poucas variações de nuvens na maior parte do estado catarinense.

Pequenos intervalos de maior nebulosidade (nuvens altas cirrus – rabo de galo). Índices de umidade relativa do ar baixos durante a tarde, variando entre 20 a 35% com destaque para as regiões do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Formação de nevoeiros nas áreas de vale e baixadas por conta do ar frio e úmido concentrado na baixa atmosfera no início da manhã.

Temperatura segue baixa durante a madrugada e primeiras horas da manhã com mínimas entre 7 a 11ºC do Oeste a Serra, sendo que no topo do Planalto Sul, as mínimas variam entre 2 a 4ºC. Geada bem isolada nas baixadas e vales, nos Campos de Palmas (Oeste, Meio Oeste, Centro) e Planaltos Norte e Sul em locais de baixada acima dos 900/1100 m. Na Faixa Leste, mínimas entre 12 a 14ºC.

Máximas em progressiva elevação, na marca dos 24 a 26ºC do Oeste a Serra, 25 a 27ºC no Extremo Oeste, Litoral Norte e Vale do Itajaí, 27 a 29ºC no Litoral Sul. Vento de nordeste a noroeste com velocidade de 15 a 35 km/h. Condições favoráveis para atividades ao ar livre (lavouras, pomares, colheita e tratamento). Atenção nos tratamentos com relação à restrição pela umidade baixa e temperatura alta (durante a tarde). Condições favoráveis para focos de incêndio, evitar queimadas.

Oeste e Chapecó

Tempo firme com predomínio de sol entre algumas variações de nuvens ao longo do dia. Pequenos intervalos de maior nebulosidade.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here