O que você leva em conta na hora de adquirir uma nova escova de dente? Muitos entendem a importância de usar essa ferramenta para manter um sorriso bonito e saudável, mas poucos sabem que é preciso escolher com muito cuidado, percebendo, até mesmo, seus mínimos detalhes, como as cerdas. Elas podem ser macias, médias ou duras e cada uma realiza um tipo de limpeza.

Foto: Vanessa Dall Agnol / Oral Unic

Nossa reportagem conversou com a odontóloga Vanessa Dall Agnol. A especialista passa algumas orientações sobre escova e escovação dental

QUAL O TIPO DE ESCOVA É A MAIS RECOMENDADA?

Dra. Vanessa: A escolha da escova ideal é muito simples, ela deve ser pequena e de cerdas macias e regulares para que alcance todos os dentes da boca, inclusive os dentes posteriores.

CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR MAIS NOTÍCIAS DE CHAPECÓ E REGIÃO

A CADA QUANTO TEMPO DEVE-SE TROCAR DE ESCOVA?

A escova deve ser trocada a cada três meses. Segundo a dentista, o recomendado é trocar a escova após resfriados ou infecções de garganta. 

ESCOVAS ELÉTRICAS, SÃO RECOMENDADAS?

As escovas elétricas são sim recomendadas pelos dentistas. Em entrevista para a Rádio Chapecó, a dentista Vanessa destacou que está é uma ótima opção para a remoção de bactérias.

PESSOAS COM GENGIVITE: QUAL O MODELO DE ESCOVA INDICADO?

No caso de pessoas com gengiva irritada, o aconselhado é uma escova com cerdas macias e pequenas. Deve-se evitar escovas grandes e duras. Enxaguante bucal também é uma boa ideia. 

QUAL ESCOVA AS PESSOAS COM APARELHO ORTODÔNTICO DEVEM USAR?

De acordo com a dentista, quem usa aparelho deve também usar fio dental. Uma escova ortodôntica especial para quem usa aparelhos é a melhor opção. Para quem necessita usar aparelhos ortodônticos, o uso das escovas unitufo, também é aconselhado pelos especialistas.

A escovação deve ser realizada, pelo menos, 3 vezes por dia: ao acordar, após o almoço e antes de dormir. Isso faz com que a escova seja um item bastante usado e se desgaste com o tempo.

Portanto, é preciso trocá-la com certa frequência. Por existir uma grande variedade no mercado, muitas vezes, na hora de comprar uma nova, pode ser difícil saber qual é a melhor.

QUAL A MANEIRA CERTA DE ESCOVAR?

Para ter uma ideia do tempo necessário para uma boa escovação, use um relógio na próxima vez que escovar os dentes. Faça movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas. Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:

  • Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e depois dos inferiores.
  • Escove as superfícies internas dos dentes superiores e depois dos inferiores.
  • Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
  • Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here