Você sabia que de cada peça de uma maquina seja ela qual for existe o trabalho de um torneiro mecânico? Desde um parafuso a uma engrenagem maior que sustente toda a estrutura.

O equipamento usado por esse profissional é o torno mecânico, que é uma máquina-ferramenta, um objeto utilizado para a fabricação de peças a partir de materiais como metal, plástico ou madeira.

Foto: Leonardo Vassoler / Rádio Chapecó

Esse equipamento serve para fazer a usinagem da matéria-prima, ou seja, vai definir por meio do corte do material o formato do objeto que será fabricado, e também para dar acabamento ao processo que é chamado de torneação. Com esse equipamento, é possível produzir peças como polias, eixos, roscas, cones, esferas e cilindros.

O profissional que leva o nome de torneiro mecânico é aquele que prepara ou opera o torno durante a usinagem (fabricação do material), bem como faz o controle dos parâmetros de produção e da qualidade do produto. A profissão de torneiro é comum nas indústrias metalúrgicas e mecânicas, além na área de produção de peças para o setor de automação.

Foto: Leonardo Vassoler / Rádio Chapecó

Essa é uma profissão sempre requisitada no mercado de trabalho, já que há vagas tanto na indústria de base quanto nas áreas que produzem tecnologia de ponta.

Para inserir-se nesse mercado, é preciso antes de tudo dominar o uso dos vários tornos que existem. Além disso, é essencial aprender as normas técnicas, os procedimentos de segurança e como fazer os cálculos para garantir a produção de um produto de qualidade. E para que isso seja possível e o profissional se torne qualificado para exercer essa profissão é preciso passar por uma formação técnica na área, que dura em torno de 160 horas.

Foto: Leonardo Vassoler / Rádio Chapecó

Desta forma o profissional estará preparado para atuar na área, podendo operar o torno mecânico e atuar em áreas dentro de indústrias metalúrgicas, mecânicas e também na produção de peças para o setor de automação.

Conheça mais sobre a profissão

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here