Neste sábado, 23 de março, a Secretária de Saúde de Chapecó realiza o dia D de Preventivos de doenças da mulher. A Campanha concentra exames, com o objetivo de reforçar os cuidados que toda a mulher deve ter com a saúde.

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, desenvolverá ações intensificadas para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero em todas as unidades de saúde do município.

Foto: Mateus Frozza / Rádio Chapecó

As atividades objetivam esclarecer, não só as mulheres, mas toda a população sobre a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame de mamas, mamografia e preventivo contra o câncer de colo de útero.

A coordenadora de estratégia de saúde da família, enfermeira Michele Borgignon, em entrevista ao programa Chapecó Notícias, falou sobre a importância de evitar essas doenças, já que em 2018 causaram 10 óbitos. Para a enfermeira, é um numero significativo e justifica uma ação mais agressiva do poder público.

O mutirão consiste em facilitar o acesso às mulheres que não podem ir aos postos durante a semana. Os exames preventivos serão oferecidos nos 26 Centros de Saúde da Família de Chapecó.

Neste sábado (23) todos as unidades funcionarão das 7h30 às 11h30 s das 13h às 17h.

 

O exame Preventivo de Câncer de Colo de Útero, também conhecido como Papanicolau, tem grande importância para o diagnóstico precoce do Câncer Uterino. Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA 2018), na região Sul do país o Câncer de Mama é a maior causa de morte entre mulheres e o Câncer de Colo de Útero é a 4ª causa que mais mata mulheres. O foco principal é atingir mulheres entre 20 e 59 anos, faixa etária onde a incidência do Câncer Uterino é mais acentuada.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here