A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) promoveu, com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), promoveu na manhã desta sexta-feira (15) a Reunião Plenária Regional. O evento contou com a participação da vice-governadora Daniela Reinehr (PSL) e deputados estaduais e federais, além da classe empresarial.

Foto: Leonardo Vassoler / Rádio Chapecó

A ação integra o programa Voz Única, que levantou as principais necessidades de cada região catarinense. Na busca por soluções para os principais gargalos de desenvolvimento da grande região Oeste, comissões foram formadas para acompanhar projetos.

PRINCIPAIS DEMANDAS DO OESTE

  • Ampliação do Aeroporto Serafim E. Bertaso
  • Duplicação da BR-282
  • Revitalização da SC-283
  • Retomada nas obras da BR-163
  • Ampliação da Aduana de Dionísio Cerqueira
  • Aumento do teto de recursos para o Hospital Regional do Oeste

COMPROMETIMENTO DOS DEPUTADOS

A reportagem da Rádio Chapecó ouviu alguns dos deputados presentes ao encontro. Ao todo, doze estaduais e três federais, além de prefeitos, secretários e representantes da indústria e do comércio.

Altair Silva (PP): “Nós formamos na Assembleia a bancada do Oeste, congregando os deputados da região de Curitibanos até a fronteira para que possamos tratar dos macro-problemas em conjunto’’

 

Celso Maldaner (MDB): “É importante a participação dos empreendedores da nossa região para tratar dos assuntos de interesse da região. Acho que a região não tem os benefícios que tem o litoral, nós nos sentimos meio deixados de lado, sendo que somos uma região que representa tanto o agronegócio’’

Valdir Cobalchini (MDB) “Nesse momento o nosso partido é o Oeste Catarinense. Formamos a bancada por que achamos que o coletivo é que faz a força, formamos mais de um terço na Assembleia e não tenho nenhuma dúvida que vamos alcançar, sim, os objetivos e fazer com que as obras saiam do papel’’.

 

Luciane Carminatti (PT): “É muito importante esse momento que reúne os parlamentares do Oeste de Santa Catarina, que tem responsabilidade e compromisso com essa região, mas mais do que isso reunidos para ouvir quais são as demandas, as reinvindicações do setor empresarial catarinense’’.

 

Marlene Fengler (PSD): “Precisamos unir as forças da sociedade civil organizada, nós temos entidades produtivas aqui do grande Oeste e com os representantes da Assembleia Legislativas não tenho dúvidas que esse é o caminho para encontrar soluções, não vamos resolver todos os problemas mas acredito que esse seja o caminho’’.

 

Pedro Uczai (PT): “Quando a gente se junta discutimos ferrovias, Universidades Federais, que construímos a segunda em Santa Catarina, no Oeste Catarinense. Temos o desafio do aeroporto, Chapecó representa a perspectiva regional, como a nossa saúde dos hospitais que toda hora tem que ir para as grandes capitais, como Florianópolis, Curitiba ou Porto Alegre”. 

 

Foto: Leonardo Vassoler / Rádio Chapecó

Houve o comprometimento por parte dos parlamentares e o encontro foi considerado um dos melhores e mais produtivos já realizados. O presidente da ACIC, Cidnei Barozzi, disse que ser “um momento marcante nesse novo momento político que estamos vivendo. Até então, eu confesso que, empresários e entidades, estamos acreditado muito no setor politico…nos últimos meses estamos provocando os políticos e isso tem dado resultado, um exemplo é o aeroporto’’.

A vice-governadora, Daniela Reinehr (PSL), ressaltou a união de esforços: “força-tarefa, um grupo que se reúne para trabalhar em conjunto…é a boa política que a gente tá falando agora”.

 

O presidente da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), Jonny Zulauf citou o programa Voz Única como um novo momento, pois percorreu todo o Estado: “Iniciou-se em maio do ano passado…voltamos a estar com os eleitos”.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here