A presença de um sistema de um centro de alta pressão (massa de ar frio) na altura do Litoral do Uruguai, é responsável por transportar ar frio e úmido em direção as áreas continentais do estado catarinense (circulação marítima – umidade vinda do mar), reforçando um dia de muitas nuvens com chance de chuva e garoa isolada em momentos do dia com destaque para a Faixa Litorânea e Vale do Itajaí.

Alterna com períodos de céu encoberto e intervalos de sol. Entre o Oeste e Meio Oeste, a atuação de um cavado (área alongada de baixa pressão) promove muita nebulosidade intercalando com alguns períodos de sol e possibilidade de chuva mal distribuída entre a tarde e noite com eventuais trovoadas isoladas. Por se tratar de chuva irregular, algumas áreas podem passar sem o registro de chuva.

Temperatura baixa no amanhecer variando entre 12 a 17ºC na maioria das cidades, sobretudo do Oeste a Serra. Frio no topo do Planalto Sul, com mínimas entre 5 a 8ºC sobretudo nas áreas de vale e baixadas. Máximas entre 23 a 27ºC ao longo de SC sendo que no Extremo Oeste as máximas podem atingir o patamar de 30ºC nas áreas de Itapiranga.

 Vento de sudeste a sul no Litoral e Vale do Itajaí com rajadas de 30 a 45 km/h. Já nos setores do Oeste ao Planalto Sul, vento de leste a nordeste com rajadas de 20 a 30 km/h.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here