Termina na quinta-feira (6) o prazo para o eleitor justificar a ausência no primeiro turno das eleições deste ano.

Quem não votou e nem foi a uma escola eleitoral para preencher o formulário no dia do pleito, deve explicações à justiça eleitoral, se ainda não o fez.

Dá para fazer a justificativa de duas maneiras: indo a um cartório eleitoral, levando documentação que comprove a impossibilidade de comparecimento às urnas e um documento de identificação oficial; ou online, por meio usando o Sistema Justifica, no site do Tribunal Superior Eleitoral.

O ENDEREÇO É:  justifica.tse.jus.br

O índice de abstenção do primeiro turno foi de 21,52%. Significa que aproximadamente 7 milhões e 100 mil eleitores não foram às urnas.

Todos os brasileiros alfabetizados, maiores de 18 e menores de 70 anos que são, por lei, obrigados a votar e não o fizeram, precisam justificar. Caso o eleitor tenha faltado também no segundo turno, precisa fazer duas justificativas. Para justificar a ausência no segundo turno, o prazo termina no dia 27 de dezembro.

Lembrando que ficar em dívida com a Justiça Eleitoral pode causar contratempos ao eleitor: não dá para prestar concurso público e nem tirar passaporte, entre outras restrições.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here