A profissão de mestre cervejeiro é cercada por tradição e certa dose de mistério. Muitas pessoas sabem que existe, mas não sabem como realmente trabalha o cervejeiro. Podemos afirmar que a cerveja é tão boa quanto às pessoas que a produzem.

Os mestres cervejeiros dirigem e supervisionam todo o processo de produção da bebida, desde a aquisição da matéria-prima até o enchimento das garrafas, incluindo o acompanhamento da cerveja ao longo de sua vida útil dentro da fábrica.

Fotos: Leonardo Vassoler / Rádio Chapecó

O cervejeiro também faz a avaliação da qualidade da cevada, trigo e lúpulo que fazem parte deste escopo, assim como a preparação do malte, a utilização de produtos auxiliares, a manutenção e operação dos equipamentos de produção e enchimento, o contínuo controle de qualidade e a criação de novas bebidas. Tudo isso é de responsabilidade do mestre cervejeiro.

Nos dias atuais o mestre cervejeiro não agita mais com a mão a mistura, pois comanda todas as fases do processo de produção com a ajuda de moderna tecnologia.

Para atuar nessa área e conhecer todos os passos para assegurar a qualidade do alimento cerveja se faz necessários conhecimentos indispensáveis em microbiologia, bioquímica e analítica. Os mestres cervejeiros possuem conhecimento nos campos de fornecimento de energia, meio ambiente e higiene.

E para que a cerveja não tenha apenas boa qualidade, mas que sua produção seja também valorizada, ele precisa de conhecimentos de administração e economia.

Mestres cervejeiros supervisionam e dirigem o processo de produção de cerveja, fazendo tudo desde a seleção da matéria-prima à formulação de cervejas. Eles são responsáveis pela qualidade definitiva da cerveja produzida.

VEJA O VÍDEO E CONHEÇA MAIS SOBRE A PROFISSÃO

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here