Você sabia que o uso de cotonetes prejudica o seu ouvido? É isso mesmo. Muitas pessoas perguntam se o uso do cotonete, objeto de higiene pessoal utilizado principalmente para limpar os ouvidos da acumulação de cera, é recomendado por profissionais de saúde. E a resposta é não.

A pergunta é: por que não usar? E a resposta é bem simples, pois o cerume, secreção proveniente das glândulas sebáceas que se encontram situadas no canal auditivo externo que produzimos é benéfico, uma vez que tem substâncias que combatem bactérias, fungos e vírus.

É importante lembrar que limpar muitas vezes o ouvido deixa a pele do canal auditivo externo absolutamente sem proteção. Com isso, qualquer contato com água que não esteja bem tratada, seja em uma piscina ou no banho em casa, pode levar a uma infecção.

A nossa reportagem conversou com a otorrinolaringologista Amanda Costa e ela explica que a limpeza diária com cotonete, como muitas pessoas fazem, além de tirar toda a proteção dos ouvidos, pode provocar inflamações e até mesmo a perfuração do tímpano.

 

A dica é: não limpe os ouvidos com cotonete. Para fazer a higiene, pegue a sua toalha e passe nas dobrinhas atrás das orelhas, até onde o seu dedo alcançar. Assim você proteger seus ouvidos e evitar muitos problemas.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here