Hoje, 14 de agosto, é o Dia do Cardiologista. Esta data é comemorada desde 2007 – criada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – e reforça a importância desse profissional, bem como quais são os cuidados necessários e indispensáveis para a saúde do coração, com foco na prevenção de possíveis doenças cardiovasculares.

A cardiologia é uma das áreas da medicina mais conhecidas pela sociedade e tem como foco o estudo da funcionalidade e das doenças do coração, dos grandes vasos sanguíneos e do sistema circulatório.

Em entrevista para a Rádio Chapecó, médico cardiologista Douglas Alba falou sobre os cuidados com o coração.

É importante lembrar que qualquer pessoa, em qualquer idade e lugar, necessita dos serviços oferecidos pelo médico cardiologista, independente do seu tipo/estilo de vida. E os exames cardiológicos devem ser realizados com frequência, já que as doenças que acometem o coração são muitas e, certas vezes, silenciosas.

COMO TRABALHA O CARDIOLOGISTA?

O cardiologista, como especialista do sistema circulatório, atua diagnosticando doenças, prescrevendo tratamentos, realizando exames clínicos e físicos, interpretando resultados de exames laboratoriais cardíacos (eletrocardiogramas, ecocardiogramas, etc.) e também entrevistando e aconselhando o paciente para que ele adquira hábitos de vida saudáveis.

PREVENÇÃO

Apesar das diferenças quanto aos sintomas e aos fatores de risco, a forma de prevenção é a mesma para os homens e mulheres. Praticar atividades físicas diárias, consultar um médico regularmente, não fumar e ter uma alimentação rica em frutas e verduras podem fazer a diferença no futuro.

CUIDADOS

  • Mantenha uma alimentação mais saudável, evitando exagerar nas gorduras e no sal, e beba bastante água diariamente;
  • Cheque sua pressão arterial e faça o monitoramento do colesterol;
  • Pratique atividades físicas regularmente;
  • Evite consumir bebidas alcoólicas e não fume;
  • Evite situações de estresse e tente dormir de 7h a 8h por noite.

Em entrevista para a Rádio Chapecó AM, o médico cardiologista Douglas Alba destacou que pessoas com histórico de problemas cardiovasculares na família, devem procurar um cardiologista mais cedo.

 

Surgiu alguma duvida? Já visitou algum cardiologista? Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 3329-3595 ou (49) 9 9171 5847 com o Doutor Douglas Alba cardiologista e ecocardiografista (CRM-SC 17863)