Um ciclone extratropical localizado em alto mar favorece a incursão de ar frio e úmido nos níveis baixos da atmosfera sobre as regiões do Oeste ao Planalto Serrano, promovendo céu encoberto com chuvisco mal distribuído, melhorando progressivamente à tarde com sol e poucas nuvens.

Chuva congelada e NEVE durante a madrugada e manha no topo da Serra sobretudo no Morro das Torres (cidade de Urupema), Morro da Igreja e Vacas Gordas (municípios de Urubici) incluindo a cidade de São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Serra do Rio do Rastro. Uma massa de ar seco e frio de origem polar (centro de alta pressão continental) favorece tempo firme com predomínio de sol e poucas variações de nuvens na maior parte do estado de SC durante o turno da tarde.

Entre a Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, o ar frio e seco inibe o processo de formação de nuvens carregadas, favorecendo céu claro a poucas nuvens (céu azul) no decorrer do dia alternando com alguns intervalos de maior nebulosidade (céu nublado). Formação de geada nos pontos altos do Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano durante o turno da noite.

Termômetros ficam próximos ou abaixo de 0ºC com destaque para o topo da Serra e alguns municípios do Oeste e Meio Oeste.

TEMPERATURA: Muito frio em todo o estado. Termômetros oscilando durante a madrugada e amanhecer entre 2 a 5ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. No topo da Serra, mínimas entre -1 a 2ºC com eventual chuva congelada e neve entre a madrugada e manha.

Já no Litoral Sul, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis as temperaturas mínimas oscilam entre dos 7 a 9ºC nas primeiras horas da manha sendo que em alguns pontos de baixada e fundos de vale a temperatura mínima oscila entre 5 a 6ºC. Temperatura na marca dos 9 a 12ºC à tarde do Oeste ao Planalto Serrano. Algumas áreas do Oeste e Serra a temperatura máximas não passa muito dos 6ºC.

No Litoral e Vale do Itajaí incluindo o Planalto Norte, as máximas não passam muito dos 16 a 18ºC. Queda brusca da temperatura nos setores do Extremo Oeste e Oeste à noite com o ingresso de um centro de alta pressão polar continental com formação de geada ampla nos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano.

Fonte: Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here