Hospital Universitário está próximo da realidade, diz deputado Altair

A quarta-feira foi de audiências em Brasília.

0
97

Nesta quarta-feira (13), junto com o deputado federal Esperidião Amin (PP) e bancada federal do Grande Oeste, o deputado estadual Altair Silva (PP) participou de audiências nos Ministérios da Saúde e Educação, e confirmou avanço no projeto de implantação de um hospital universitário em Chapecó. Segundo Silva, a instalação do Hospital Escola pode se tornar realidade em breve.

Foto: Assessoria Parlamentar

“Equipes técnicas dos ministérios da Saúde e Educação, juntamente com representantes da Unochapecó e da UFFS, vão realizar uma vistoria técnica no Hospital Regional do Oeste (HRO). Depois, o Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Rogério Abdalla, virá a Chapecó para uma vistoria final e aí, se possível, será aprovado o HRO como um Hospital Escola”, analisou o parlamentar.

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), assim como o Hospital Regional do Oeste (HRO), já apresentaram o projeto e as documentações necessárias. Altair Silva destaca que o pleito é antigo. “Desde 2014 estamos buscando viabilizar a instalação do Hospital Universitário em Chapecó, mas agora os Ministérios confirmaram que terá celeridade no processo e as burocracias necessárias serão resolvidas. Em um curto espaço de tempo poderemos ter o Hospital Regional de Chapecó reconhecido”, afirmou Silva.

Se aprovado para ser um Hospital Universitário, o Hospital Regional do Oeste (HRO), vai receber alunos dos cursos de medicina, enfermagem, fitoterapia e áreas afins, para realizar seus estágios e especializações, o que na visão do parlamentar será um avanço para Chapecó e para a região Oeste.

As articulações e ações na esfera federal foram realizadas pelo deputado Altair Silva (PP) em conjunto com o deputado federal Esperidião Amin (PP), os deputados federais de Chapecó e a deputada catarinense Carmen Zanotto (PPS), que lidera com Amin as ações voltadas à saúde no Congresso Nacional.

O desejo para que o hospital de Chapecó se torne um hospital universitário é antigo e começou ainda em 2014, com a construção da segunda ala do HRO, que conta com mais de 8 mil m², abrigando salas cirúrgicas, prontos-socorros e quartos. Em abril deste ano Altair viajou à Brasília, onde buscou a viabilização do projeto, e agora retornou à capital federal para que a conquista junto aos órgãos nacionais se tornasse realidade o mais breve possível.

Sem comentários

Deixe uma resposta